segunda-feira, julho 18, 2011

Que jornalismo é esse?

Os maiores tabloides do mundo estão perdendo seu chão. Após o escândalo do 'the News of the World' sobre os grampos que instalavam nos telefones de fontes para obter furos de reportagem para ilustrar s capa do tabloide mais popular de Londres, além de pagar repórteres para investigar fontes para estourar e bombar as primeiras páginas dos jornais.
Agora me pergunto... Onde está a ética moral no jornalismo? E ainda mais em Londres, onde se dizem serem os mais corretos e cordiais do mundo, demonstrar tamanha cara de pau só por audiência em vender mais que seus concorrentes.
Até onde vamos parar com essa mania de querer mais do que nos é previsto, almejando o que não nos pertence?
Ok, todos devemos ter ambição de buscar o melhor para cada um de nós, mas a ponto de tirar a privacidade alheia. Acho que há alguma coisa errada nisso, não acham?
Que sociedade é essa que visa benefícios para si, mas não pensa nos outros?
E o jornalismo?
Onde entra o jornalismo social e ético, em que você informa a comunidade sem afetar diretamente na vida delas, somente investigando, anotando e pesquisando material para dissertar sua redação dando amplitude, dando foco em noticiar os fatos e não ser notícia de escândalo e falta de moral para promoção própria.
Mas infelizmente hoje em dia estamos vivendo em uma sociedade de quem tem mais é melhor e pode mais, enquanto quem não tem, deve engolir a seco esse método hipócrita e incorreto de se viver.
Porém nem todos pensam dessa maneira "politicamente correta de ser", pois ainda acredita-se que a ética ainda existe e enquanto houver pessoas para denunciar esses atos,a sociedade não precisará se render a essas notícias escandalosas vinda somente para enobrecer e promover aqueles que já estão lá em cima na hierarquia social, mas quando caem ficam sem chão até mesmo para voltar darem as caras as vítimas que foram enganadas pela falta de caráter dessas pessoas.
Por isso, não podemos deixar como estar, pois o jornalismo é um bem público, para o povo e precisamos unir as pessoas com mais engajadas e com gana de vencer os grandes, para assim voltarmos a ter orgulho dessa profissão que só presta um serviço social a humanidade.
Então é isso... por hoje é só e até a próxima pípol.
Beijinhooos

2 comentários:

Pii Visconti disse...

esse mundo tá perdido msm.. se até msm a voz do povo, que é o jornalismo tem jornalistas que não fazem direito..
Por isso, que eu acredito em vida longa aos blogs! ;)

Espertas Jornalistas disse...

Enquanto houver pessoas egoístas e gananciosas, o mundo nunca vai mudar! :\
E aqui estamos, blogueiras, jornalistas e cheia de ideias pra por em prática. ;)

Se não sabe, joga ai embaixo;