Pular para o conteúdo principal

O Museu da Língua Portuguesa mostra a vida e obras de Clarice Lispector










A autora de A hora da estrela ganha homenagem dos 30 anos de seu romance best seller






Desde o mês de Abril o Museu da Lígua Portuguesa, situado ao lado da estação da Luz, homenageia a escritora, que não era brasileira de nascimento, mas que tinha muito orgulho da terra que a adotou desde quando chegou aqui em 1922, com apenas dois anos de idade,a escritora Clarice Lispector.
Clarice começou a carreira literária ainda muito jovem, com 11 anos escrevia contos para a seção infantil do Diário de Pernambuco, mas eram recusados pelo jornal, pois não tratavam de fatos e sim de sentimentos da autora, esta época a escritora vivia com seus pai e irmãos em Macéio, mas foi quando os Lispector se mudam para a cidade do Rio de Janeiro que sua carreira literária solidifica.
Após terminar o curso ginasial, Clarice passa a frenquentar a biblioteca próxima sua casa na Tijuca, local que conhece obras de vários escritores nacionais e internacionais.
Com apenas 19 anos inicia sua vida acadêmica na Faculdade Nacional de Direito, um ano depois publica seu primeiro texto na imprensa, o o conto Triunfo, no semanário Pan e passa a ser redatora da Agência Nacional, convivendo com os escritores Antonio Callado e Lúcio Cardoso, abrindo portas para se tornar redatora de outros veículos, como o A Noite, que Clarice escreveu seu primeiro romance, Perto do Coração Selvavagem.
No ano de 1943, a escritora casa com um colega de faculdade Maury Gurgel Valente e após o término do curso de Direitro, a editora A Noite, pública Perto do Coração Selvagem, ano seguinte muda - se para Bélem do Pará com o marido diplomata e com seu primeiro romance públicado, ganha o prêmio Graça Aranha de melhor romance. No mesmo ano a escritora muda novamente, desta vez para Napóles, que passa a trabalhar como voluntária em um hospital, vendo soldados do Brasil, então Lispector escreve O Lustu, publicado pela Livraria Agir Editora, no ano seguinte ao seu regresso ao Brasil ela ecreveve O Lustre, mas logo muda-se para Berna, na Suiça e começa a escrever contos em jornais brasileiros.
Com 28 anos nasce seu primeiro filho, Pedro, mas ela continua escrevendo seus contos publicados em veículos nacionais, ao voltar novamente para o Brasil, junto com seu marido e filho, agora a família Gurgel Valente vão para o Rio de Janeiro e Clarice lança A Cidade Sitiada, pela Editora Noite.
A partir desta vinda ao Brasil a imprensa brasileira valoriza seus textos e são públicados seis contos na coleção Cadernos de Cultura, do Minstério da Educação e Saúde e assina a coluna Entre Mulheres, no Semanário Comício, com o pseudônimo de Tereza Quadros, neste mesmo vai para os Estados Unidos morar por lá e fica gravida de seu segundo filho, que nasceu por terras estadunidense. Clarice inicia mais um romance A Maçã no Escuro, continuando após o nascimento de seu segundo filho, Paulo e saindo também em uma edição francesa, de Perto do Coração Selvagem, pela Editora Plon.
No término de escrever A Maçã no Escuro, Clarice inicia sua trajetória na literatura infantil, a pedido de seu filho caçula Paulo, escrevendo O Mistério do Coelho Pensante.
Em 1959 separa de seu marido e volta ao Brasil, empeçando a escrever em diversos veículos de comunicação e continuando com seus contos, crônicas e com as histórias infantis, ganhando muito prêmios literários com suas publicações.
Um acidente com um cigarro quase lhe tira a vida, mas Clarice se recupera, porém o incidente deixa marcas em sua mão.
Em 1977 disserta crônicas para o jornal Última Hora, de Samuel Wainer, e escreve mais dois livros e o romance best seller A hora da estrela. No mesmo ano descobre que sofria de câncer no ovário e falece em Dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Mesmo após a morte de Clarice, os contos, crônicas , romances, da escritora ainda foram publicados e premiados.
Isso que o Museu da Língua Portuguesa passa oa público que freqüenta a exposição, além de marcar os 30 anos do lançamento de "A hora da estrela". Organizado por Julia Peregrino, com materiais do Acervo Clarice Lispector do Arquivo - Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, Paulo Gurgel Valente, filho mais novo da escritora e o Instituto Moreira Salles- Arquivo Nacional. Julia havia exposto essa mesma a 15 anos atrás, mas resolveu fazer nivamente para marcar os 30 anos do best seller de Lispector. A homenagem demorou cerca de três meses e meio para ficar pronta, pois além das pesquisas em acervos da autora a coordenadora reuniu algumas pessoas para lerem trechos da obra e serem televisionadas no último corredor da exposição, além de arquivos pessoais de sua infância até o período próximo a sua morte.
A homenagem à Clarice foi prorrogada até o dia 14 de Outubro, das terças aos domingos, das dez às 17 horas, os valores dos ingressos são de quatro reais ou meio entrada e aos sábados a entrada é franca.






Patrícia Visconti

Comentários

Anônimo disse…
oieee...
mocinhas bem informada..super com cultura etc rs..bjos

parabens pelo blog
Anônimo disse…
Pá nosso blog ta lindo hein..
bjos e amote
Anônimo disse…
Lindo tá nosso bloguito em Pri..
bsbjinhus
Anônimo disse…
O blog está excelente! Continuem assim!

BeijOs meninas!

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O Beijo da Neve - Um romance de deixar o coração de qualquer um bem quentinho

A paulista Babi A. Sette, é uma autora romancista reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção, e ela esteve nas últimas semanas no maior evento literário da América Latina, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, para promover seu novo trabalho lançado em agosto deste ano de 2023, "O Beijo da Neve".  Uma obra permeada de dramas e romance, sobre os patinadores Nina e Elyan, que não tem nada a vê um com outro, a não ser a paixão de patinar, pois ela é uma pessoa que irradia alegria, enquanto ele tem o próprio coração de gele. Porém a química entre os dois será a capaz de tudo pelo caminho, em uma trama emocionante.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Babi A. Sette (@babiasette) A jovem patinadora Nina, ama patinar porém estava afastada por questões familiares, mas agora ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos inten

Deus cuida de todos por mim...

Pois como não posso cuidar de todos que amo ao mesmo tempo, então nosso Senhor, cuida para mim e por isso que sou muito grata por isso.. Valeu Papai do céu, te amooo muito! S2 Muaaah da @ pii_littrell