Pular para o conteúdo principal

20 anos do massacre, mas sem julgados


Este 2 de outubro de 2012, não será lembrado apenas como um simples 2 de outubro, terça-feira, mas sim como o vintenário da maior chacina, não só do Estado de São Paulo creio eu, mas do Brasil. Relaciono ao massacre do Carandiru.

Tudo não passava de uma briga entre os detentos no Pavilhão 9 na Casa de Detenção, na qual função da polícia era apenas apartar e acalmar os presos. Porém não foi isso que aconteceu.

Desde que a polícia se meteu a entrar no meio, liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, que justificava acalmar a rebelião, a briga entre os presos, se transformou em uma grande chacina, com 111 mortes, que foram divulgados à imprensa pela Polícia Militar, mas há depoimentos de pessoas que estavam no local em que esse número era muito mais do que isso, todos os mortos eram presos, todos covardemente e nenhum dos policiais foram atingidos.

Dos policiais envolvidos somente Ubiratan foi punido, em 2006 o coronel foi condenado a mais 632 anos de  prisão, mas que não durou muito, pois no mesmo ano o próprio se candidatandou para deputado estadual por São Paulo. Mas nem a liberdade e nem a candidatura de Guimarães não durou muito, a candidatura pois o "líder do massacre" foi caçado antes mesmo de se eleger, e em setembro/ 2006 o coronel foi morto, alguém ligado à grupos de apoio dos direitos humanos, mas até então sem relação a chacina e ainda pichou o muro da sua casa com os dizeres "aqui se faz, aqui se paga".

Hoje o Carandiru foi desativado, em verdade desde 2007 e em seu lugar ao invés de bandidos, armas e rebeliões, situa-se educação, cultura e lazer, pois onde havia a Casa de Detenção encontra-se uma biblioteca (a Biblioteca São Paulo), duas ETECs e um belo parque, com quadras esportivas, pistas de cooper, espaço para piquenique, andar de bicicleta, skate, patins..., pessoas correndo felizes e absorvendo cada dia mais cultura e atividade em suas vidas, diferente de 20 anos atrás, onde naquele mesmo lugar só exista desgraça, tragédia e desumanidade.

Alguns muros e até algumas celas ainda encontra-se nos prédios que foram mantido desde a implosão do complexo do Carandiru, já que aquele era um prédio tombado e deve-se manter algo daquela construção, mesmo que o resto seja implodido, mas nada se compara ao clima leve e de aprendizado que lá se habita hoje.



Por hoje é só e até a próxima!
Patricia Visconti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O BURACO MAIS FAMOSO DE PARIQÜERA – AÇÚ

A cidade de Pariqüera – Açú mostra um pouco de sua cultura na capital paulista O 11º Revelando São Paulo, que foi realizado mais um ano no Parque da Água Branca, São Paulo, contou com diversas atrações regionais paulistas. Uma dessas atrações era o Buraco Quente do Bi, trazido pela cidade de Piraqüera -Açú, localizada no litoral sul do Estado. A cidade possui 22 mil habitantes e foi fundada por colônias européias que abrigavam estrangeiros vindo da Itália, Polônia, Alemanha, Rússia, Hungria e Portugal, dado por decreto por D. Pedro II, uma distribuição de terras a esses europeus em 1885 e a primeira família a receber essa repartição foi a de Ivo Zanella, tradicional no município e atualmente estando na quinta geração. Após vieram outros imigrantes da Europa e esse período durou até 1922. A culinária local é bem diversificada, com origem de imigrantes que chegaram à cidade como os italianos, alemães, portugueses, sírios, etc e também tem o Buraco Quente do Bi, que foi ...

Esmaltes inspirados em nosso Brasil

Olha só o que nossa amiguinha Gabi ( de novo.. rs ) encontrou e eu adorei, por isso estou repassando à vocês... A ESSIE lançou uma coleção de esmaltes inspirado em nosso país! Não é legal, isso?? Essa coleção chama-se "Braziliant" e tem cores bem vivas, quentes e bem divertidas, assim como nosso povo é.. Afinal, podemos ter nossos problemas, mas somos muito felizes por vivemos em um país tão abençoada por Deus e bonito por natureza. (mas que beleza...) rs Por isso, chegou a hora de darmos mais valor ao nosso Brasil e deixar de ter preconceito, pois todo mundo lá fora já nos vê como tendência, só aqui que o povo ainda cisma em dizer que nossos produtos são bregas e sem graça. ;) Confira algumas cores desta coleção: Meet Me At Sunset, Braziliant e Too Too Hot. Absolutely Shore, Smooth Sailing e Super Bossa Nova. E ai, o que acharam dessa coleção inspirada em nosso país?? Mas infelizmente os esmaltes ainda não estão sendo vendidos por aqui, mas podem ser comprados no exterior p...