Pular para o conteúdo principal

50 anos do golpe que afrontou o povo brasileiro


Há 50 anos atrás minha mãe mal conhecia meu pai, eu então, nem sonhava em nascer, porém o Brasil sofria balanços graves de uma intervenção militar em seu governo.

O mundo vivia uma disputa de socialismo versus capitalismo, era o auge da Guerra Fria, uma disputa de poder que durou mais de 40 anos, desde o final da Segunda Guerra Mundial (1945). Aonde de um lado estava a União Soviética (URSS), com seu "socialismo autoritário" e do outro, os Estados Unidos, com todo o controle econômico.

Acaso dessa história ocorreu na década de 60, o presidente em posse, eleito indiretamente, já que ainda não exista democracia direta da população era Jânio Quadros, que renunciou após apenas sete meses no cargo, já eram intervenções militares falando mais alto. O vice de Jânio, João Goulart não estava no Brasil naquela época, pois viajava à China, então alocado o presidente da Câmara dos Deputados da época. 

Após o regresso de João Goulart, mais conhecido como Jango, os militares não deixaram que ele assumisse à presidência sem que antes houvesse um plebiscito, e o regime voltou sim ao presidencialismo e Jango assumiu a presidência da República em 1963.

Mas, a vida de Jango não foi nada fácil, pois ele tinha que enfrentar uma militarização que "comandava" o país pelas costas, apesar a "democracia indireta" que havia no Brasil.

No ano seguinte, Jango nacionalizou a refinaria de petróleo, além de autorizar a expropriação de terras, vinte quilômetros à beira de rodovias, ferrovias, rios navegáveis e açudes, em um comício reunindo milhares de pessoas na Central do Brasil, no Rio e Janeiro. Porém, por Jango ser "filiado" ao regime de Cuba, sendo um tormento aos militares que o "vigiavam" no poder, e principalmente do mandante deste golpe, os EUA, que ainda estava em guerra contra URSS.

Os EUA vendo Cuba na sua frente levantando a bandeira do socialismo, seguindo China e URSS, e indagando de que a América Latina poderia ser tomada por esse regime, financiou exércitos e militares a exterminarem com qualquer regime comunista que poderia surgir.

Então, no dia 31 de março, apenas alguns dias que Jango havia nacionalizado e liberado o Brasil das divinas externas, os militares derrubou ao atual presidente, sendo substituído pelo marechal Humberto de Alencar Castello Branco, chefe do Estado-Maior do Exército, inciando a partir daí anos de militarização, confrontos internos, altas taxas de inflação e uma ditadura que estava longe de acabar.

Durante esses anos negros, todos eram proibido falar contra o governo e suas políticas públicas, pessoas eram rechaçadas a se trancar dentro de suas casas, e estudantes, professores e jornalistas que se depunham contra ao regime, eram torturados e mortos pelos agentes militares, que agrediu brutalmente, sem menos uma explicação sobre a prisão.

Os militares denominaram como a "Revolução de 1964", porém para àqueles que viveram e sofreram na pele a árduas regras daquele regime, era uma fria e cruel, Ditadura Militar, pois o povo não podiam se expressar, textos eram censurados, músicas apreendidas, pessoas mortas. O caos estava tomado pelo Brasil. Durante esse perídio Atos Complementares foram criados, um era o AI-4, que extinguira quaisquer partidos que não "servia" ao governo, havia apenas dois partidos, o ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), a população fez até um trocadilho com o autoritarismo de ambos os partidos.

"... um era o partido do "não", o MDB que era contra tudo que o regime militar e seus presidentes faziam, e o outro, era o partido do "sim senhor", a ARENA que aprovava tudo que o governo fazia".

Foram 21 anos de luta ferranha, onde apenas a burguesia e os militares gozavam das boa ventura que aquele regime trouxe. Mas, como eu havia dito, o pior ainda estava por vir, pois em 1968 foi criado o último e um dos mais cruéis aos atos, o AI-5,  decretado pelo marechal Costa e Silva. 

Esse era o ato mais cruel, pois decentralizava os direitos políticos, decretando sem burocracia ou direito de defesa do acusado, tendo sua prisão imediata, sem interferência judicial. Os direitos humanos dos cidadãos foram excluídos, e os individuais, eliminados. O terror estava marcado a partir daquele ano, e que se arrastaria por muitos marechais e generais ao longo de ditadura.

Mortes, torturas e prisões eram decretadas sem ao menos um 'porque' aparente, simplesmente porque eles queriam e mandavam no país, e o povo apenas deveria abaixar a cabeça e obedecer aos militares, todos eram vítimas de governantes calculistas e indiferentes, que pregam o poder militar até o fim de suas almas, e negavam a qualquer custo desaparecimentos e mortes ocorridos ao decorrer do golpe.

Crueldade e fatos insípidos viraram rotina no país, até a primeira metade da década de 80, onde o povo foi às ruas pela votação direta e a democracia de Estado, e como já diz o ditado popular "a voz do povo é a voz de Deus", os cidadãos pela primeira vez em mais de 20 anos tiveram voz, diante àquele regime árduo e prepotente, em 1984 o primeiro presidente não militar foi eleito após duas décadas, Tancredo Neves assumiu o poder em janeiro de 1985 a democracia regressava no Brasil, mas desta vez com poderes diretos, onde o povo tinha voz e direitos. 
A ditadura estava oficialmente exterminada do Brasil, a nação se tornou livre, os militares já não mandavam por aqui, suas vozes eram apenas atendidas nos quartéis e bases militares.

Hoje, 50 anos depois deste golpe que afrontou a liberdade do brasileiro ir e vir é um nobre orgulho ser democrático e poder escolher suas decisões e opiniões, sem que alguém o torture ou mate. Vivemos num mundo livre, como nossas próprias crenças e valores, e hoje mesmo havendo uma obrigação do governo aos cidadãos, nada é comparado o que foram os anos negros e sombrios da Ditadura Militar.

Valorizemos essa democracia conquistado à nós a 30 anos atrás, pois hoje somos livres do poder militar e de suas ações bárbaras complementares daqueles que apenas visavam o poder e o extermínio do convívio social da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O BURACO MAIS FAMOSO DE PARIQÜERA – AÇÚ

A cidade de Pariqüera – Açú mostra um pouco de sua cultura na capital paulista O 11º Revelando São Paulo, que foi realizado mais um ano no Parque da Água Branca, São Paulo, contou com diversas atrações regionais paulistas. Uma dessas atrações era o Buraco Quente do Bi, trazido pela cidade de Piraqüera -Açú, localizada no litoral sul do Estado. A cidade possui 22 mil habitantes e foi fundada por colônias européias que abrigavam estrangeiros vindo da Itália, Polônia, Alemanha, Rússia, Hungria e Portugal, dado por decreto por D. Pedro II, uma distribuição de terras a esses europeus em 1885 e a primeira família a receber essa repartição foi a de Ivo Zanella, tradicional no município e atualmente estando na quinta geração. Após vieram outros imigrantes da Europa e esse período durou até 1922. A culinária local é bem diversificada, com origem de imigrantes que chegaram à cidade como os italianos, alemães, portugueses, sírios, etc e também tem o Buraco Quente do Bi, que foi

O Beijo da Neve - Um romance de deixar o coração de qualquer um bem quentinho

A paulista Babi A. Sette, é uma autora romancista reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção, e ela esteve nas últimas semanas no maior evento literário da América Latina, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, para promover seu novo trabalho lançado em agosto deste ano de 2023, "O Beijo da Neve".  Uma obra permeada de dramas e romance, sobre os patinadores Nina e Elyan, que não tem nada a vê um com outro, a não ser a paixão de patinar, pois ela é uma pessoa que irradia alegria, enquanto ele tem o próprio coração de gele. Porém a química entre os dois será a capaz de tudo pelo caminho, em uma trama emocionante.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Babi A. Sette (@babiasette) A jovem patinadora Nina, ama patinar porém estava afastada por questões familiares, mas agora ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos inten