Pular para o conteúdo principal

Vamos economizar água já!


Precisamos cuidar das represas da cidade de São Paulo, principalmente da Cantareira, pois ela só garante abastecimento por pelo menos dois anos Responsáveis por abastecer quase metade da Região Metropolitana de São Paulo, mananciais operam com 99,5% de suas capacidades.

A última vez que chegou a 100% de sua capacidade foi há 11 anos, em 1999. O volume foi suficiente para garantir o fornecimento de água pelos três anos seguintes.
O atual nível das represas do Sistema Cantareira já garante o abastecimento à população atendida para os próximos dois anos. O sistema é responsável pelo fornecimento de água a quase metade da Região Metropolitana de São Paulo. No momento, opera com 99,5% de sua capacidade.

O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Os demais mananciais da Grande São Paulo também estão com níveis satisfatórios e têm assegurado o fornecimento de água às regiões atendidas por pelo menos mais um ano. São os casos do Guarapiranga, Alto Tietê e Rio Grande.

O primeiro sistema abastece cerca de 3,8 milhões de pessoas das zonas sul e sudoeste da Capital. Já o segundo fornece água a 3,1 milhões de habitantes da zona leste de São Paulo e dos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Abastecendo também,  parte de Guarulhos, Mauá, Santo André e Mogi das Cruzes. Já o Rio Grande é responsável por levar água a 1,6 milhão de pessoas das cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e parte de Santo André.

Vale lembrar que o período de estiagem tem início este mês, e se prolonga até outubro, o que evidencia a importância dos reservatórios estarem cheios.

Veja abaixo os números dos sistemas de níveis e quantidades de pessoas e munícipios, que as represas das represas de São Paulo:

Cantareira 
População atendida: 8,1 milhões de pessoas
Municípios: São Paulo (zonas Norte e central e parte das zonas Leste e Oeste), Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Barueri e 
Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Guarulhos e Santo André

Guarapiranga 
População atendida: 3,8 milhões de pessoas
Município: São Paulo (zona Sul e Sudoeste)

Alto Tietê 
População atendida: 3,1 milhões de pessoas
Municípios: São Paulo (zona Leste), Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes e Santo André

Rio Grande/Billings 
População atendida: 1,6 milhão de pessoas
Municípios: São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André

Rio Claro 
População atendida: 1,2 milhão de pessoas
Municípios: São Paulo (bairro de Sapopemba), Ribeirão Pires, Mauá e Santo André

Alto Cotia 
População atendida: 400 mil pessoas
Municípios: Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Vargem Grande

Baixo Cotia 
População atendida: 460 mil pessoas
Municípios: zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo, como Barueri, Jandira e Itapevi

Ribeirão da Estiva 
População atendida: 40 mil pessoas
Município: Rio Grande da Serra   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O BURACO MAIS FAMOSO DE PARIQÜERA – AÇÚ

A cidade de Pariqüera – Açú mostra um pouco de sua cultura na capital paulista O 11º Revelando São Paulo, que foi realizado mais um ano no Parque da Água Branca, São Paulo, contou com diversas atrações regionais paulistas. Uma dessas atrações era o Buraco Quente do Bi, trazido pela cidade de Piraqüera -Açú, localizada no litoral sul do Estado. A cidade possui 22 mil habitantes e foi fundada por colônias européias que abrigavam estrangeiros vindo da Itália, Polônia, Alemanha, Rússia, Hungria e Portugal, dado por decreto por D. Pedro II, uma distribuição de terras a esses europeus em 1885 e a primeira família a receber essa repartição foi a de Ivo Zanella, tradicional no município e atualmente estando na quinta geração. Após vieram outros imigrantes da Europa e esse período durou até 1922. A culinária local é bem diversificada, com origem de imigrantes que chegaram à cidade como os italianos, alemães, portugueses, sírios, etc e também tem o Buraco Quente do Bi, que foi

O Beijo da Neve - Um romance de deixar o coração de qualquer um bem quentinho

A paulista Babi A. Sette, é uma autora romancista reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção, e ela esteve nas últimas semanas no maior evento literário da América Latina, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, para promover seu novo trabalho lançado em agosto deste ano de 2023, "O Beijo da Neve".  Uma obra permeada de dramas e romance, sobre os patinadores Nina e Elyan, que não tem nada a vê um com outro, a não ser a paixão de patinar, pois ela é uma pessoa que irradia alegria, enquanto ele tem o próprio coração de gele. Porém a química entre os dois será a capaz de tudo pelo caminho, em uma trama emocionante.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Babi A. Sette (@babiasette) A jovem patinadora Nina, ama patinar porém estava afastada por questões familiares, mas agora ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos inten