sábado, agosto 03, 2013

O contraste do Brasil


O dia-a-dia pode ser um caos para aqueles que buscam a melhor a história e relato mais impactante, que cative direto no ouvido e na mente dos leitores, e por isso estive um pouco ausente, pois com o corre-corre e as variações de pautas acontecendo no mundo, pensei em algo mais propício e marcante a este post.

Como o que aconteceu na última semana no país, onde o Brasil ganhou relevância no mundo inteiro, já que o maior ícone da Igreja Católica, o  266º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, Jorge Mario Bergoglio, ou melhor o Papa Francisco veio para a 28ª Jornada Mundial da Juvente, que neste ano de 2013 que aconteceu no Rio de Janeiro, além da passagem do Pontífice na cidade da Aparecida, interior de São Paulo.

Multidões de católicos foram às ruas, cantando e aclamando o Pontífice, porém nem todos estavam lá em prol a igreja, pois manifestantes contra a ideologia católica saíram também, defendendo seus argumentos e fortalecendo-os sua visão de mundo.

O Papa Francisco sempre focado em seus objetivos, acolheu prós e contras as ideias, independendo da opção sexual, religião, classe social, raça, etc. Visando o lado humano de cada pessoa. 

Mas não vamos nos esquecer, por mais que este Papa é um visionário, que zela pela humanidade, não podemos esquecer que ainda sim é um servo da Igreja Católica, igreja essa que a séculos domina com seu segundo poder, um mundo inteiro, então, não podemos achar que ele irá revolucionar a ponto de favorecer o aborto ou a legalização das drogas. Temos que aprender ver o lado humano das pessoas, e não achar que elas farão milagres.

Assim como a manifestações dos católicos na cidade carioca, ocorreu também outras marchas, como a Marcha das Vadias e Marcha dos Gays, o Rio foi o palco das manifestações durante a última semana. Claro, cada um no seu nicho e com seu pensamento político, mas mostrando suas ideias e conceitos, para que o mundo todo pudesse ouvir.

Além do mais, a semana passada foi marcada por um onda de frio, chuva, vento, geada e neve intensa no país.

Mas isso não é tudo, apesar de que nevar no Brasil não é muito comum, principalmente visando que aqui temos um clima tropical e faz calor até mesmo no inverno. Porém, o que nos deixou mais horrorizada foi ver pessoas se divertindo com a neve e achando tudo lindo e maravilhoso, enquanto outras morriam de hipotermia nas ruas e becos das grandes metrópoles. Um contraste gritante, que apenas em uma sociedade mal desenvolvida e desestrutura podemos observar tamanho descaso com humanos como qualquer um de nós, mas que passam por meros fantasmas andarilhando pelas cidades. Já que enquanto alguns riem e deslumbram com algo passageiro, outros sobrevivem com apenas um cobertor velho e maltrapilho ao relento da metrópole.

Até quando vamos ver isso e dar as costas, retratando apenas o belo e feliz?

Somos todos humanos e não podemos virar as costas para aqueles que vivem na rua, só porque não têm casa ou roupa limpa para vestir. 

O frio já passou, pelo menos aquele frio horrendo que fazia há algumas semanas atrás, e o Papa também já se foi, agora seguimos vendo o Brasil tentando manter por aparências, para que todos acreditem que aqui é o país das maravilhas. Mas, enquanto o governo tenta vender essa imagem lúdica do Brasil lá fora, o povo aqui dentro está bem vivo e acordado, para que os políticos não achem que somos otários.

É isso ai, até próxima!

Nenhum comentário:

Se não sabe, joga ai embaixo;