sábado, janeiro 19, 2013

Os 70 anos da Rainha do Rock Mundial

120005-janis-joplin

Exatamente hoje, 19 de janeiro a Rainha do Rock mundial completaria 70 anos de idade, porém o destino fez com que sua trajetória fosse interrompida, mas sua música será eternizada para sempre aos amantes do bom e velho Rock and Roll.

Essa citada acima é Janis Joplin, cantora e compositora, foi considerada a maior cantora do rock e de jazz da sua geração, alcançou êxito em sua carreira no fim da década de 60 como vocalista de Big Brother and the Holding Company, e posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de apoio, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.

Janis era uma grande fã de blues e jazz, e esses estilos foram essenciais para inspirar sua carreira, que começou bem cedo, logo após ter terminado o ensino secundário em Port Arthur, e ao ingressar ao Universidade do Texas, em Austin, onde Joplin começou a cantar blues e folk entre amigos.

Uma cantora de voz marcante, que se tornou um dos ícones do rock psicodélico dos anos 60. Porém, nem tudo são flores na carreira dos grandes gênios e astros, pois seus problemas com drogas e álcool encurtaram sua brilhante trajetória no mundo da música.

Janis morreu em 1970 devido, aos 27 anos, devido à uma overdose de heroína.

Mas seu corpo pode não estar mais entre nós, porém suas músicas e sua obra ficará para sempre nos ouvidos nos adoradores da boa música. Janis Joplin lançou apenas quatro álbum, sendo eles, Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), o último com participação direta da cantora.

Em sua única passagem ao Brasil, pouco antes de sua morte, Janis fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal".

Ela ainda tentou participar de um desfile de escola de samba, já que era época de carnaval, mas teve acesse negado por um segurança que desconfiou de sua vestimenta hippie. Além de Janis ter um breve affair com o rockeiro brasileiro Serguei.

E para homenagem esse grande ícone do Rock n' Roll, fiquem com "Piece of my Heart", single lançado em 1968 por Big Brother e the Holding Company.


Texto produzido ao portal MusicOnLine 
por: Patrícia Visconti

Nenhum comentário:

Se não sabe, joga ai embaixo;