quarta-feira, outubro 03, 2012

Carandiru 20 anos


No dia 2 de Outubro de 1992, a exatos 20 anos acontecia o maior ataque penitenciário de todo o Brasil, eram os ataques do Carandiru.
Era 11 horas da manhã estava ocorrendo uma briga de presos no Pavilhão 9 da Casa de Detenção, então a Polícia Militar entrou no meio na confusão, que estava sendo liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, tinha como justificativa acalmar a rebelião, mas acabou por realizar uma verdadeira chacina no local. 

Que acabou se alastrando por pavilhões, com muito sangue, tiros e diversas pessoas mortas, pois as poucas pessoas que sobreviveram foram as que conseguiam fugir se fingindo de morto, era difícil, mas houve algumas que conseguiram esta proeza, mas na grande maioria que estavam na Casa de Detenção, não conseguiram se livrar da dura e o cruel massacre, pois os policiais já entravam nas celas derrubando, batendo e atirando os detentos, quem assistiu o filme Carandiru, do diretor Hector Babenco, pode conferir o que os presos passaram naquele dia sangrento e cruel, mas que entraria para história não de São Paulo, mas também a história nacional do país.


A 20 anos atrás acontecia o mais sangrento e cruel ataque de todo o país e hoje em dia onde era a Casa de Detenção, construíram uma escola de curso técnico em que na grande maioria, pensam em crescer e ser alguém na vida.
Agora pensam, se naquela época os presidiários e policiais já causavam transtorno geral, imagine atualmente que até mesmo sem farda os policiais tem que andar de escolta, pois se sente desprotegido sobre ameaças de bandidos ou então os policiais que atiram nas pessoas só por vingança, as vezes só porque a pessoa pegou um pote de manteiga para alimentar seus filhos.

Por isso que temos que agradecer que este ataque aconteceu a 20 anos atrás, porque se acontecesse hoje, os ataques na Casa de Detenção, se estivesse ainda na cidade de São Paulo, seria muito bem maior, pois não seria só dentro do presídio, mas sim se estenderia para as ruas, atacando até os civis.

Mas é isso ai... esta é uma pequena homenagem ao maior ataque de presídio de todo Brasil...




Para ver mais textos sobre o massacre no Carandiru clique aqui!!!
Muaaah muah e até a próxima

Nenhum comentário:

Se não sabe, joga ai embaixo;