Pular para o conteúdo principal

Carandiru 20 anos


No dia 2 de Outubro de 1992, a exatos 20 anos acontecia o maior ataque penitenciário de todo o Brasil, eram os ataques do Carandiru.
Era 11 horas da manhã estava ocorrendo uma briga de presos no Pavilhão 9 da Casa de Detenção, então a Polícia Militar entrou no meio na confusão, que estava sendo liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, tinha como justificativa acalmar a rebelião, mas acabou por realizar uma verdadeira chacina no local. 

Que acabou se alastrando por pavilhões, com muito sangue, tiros e diversas pessoas mortas, pois as poucas pessoas que sobreviveram foram as que conseguiam fugir se fingindo de morto, era difícil, mas houve algumas que conseguiram esta proeza, mas na grande maioria que estavam na Casa de Detenção, não conseguiram se livrar da dura e o cruel massacre, pois os policiais já entravam nas celas derrubando, batendo e atirando os detentos, quem assistiu o filme Carandiru, do diretor Hector Babenco, pode conferir o que os presos passaram naquele dia sangrento e cruel, mas que entraria para história não de São Paulo, mas também a história nacional do país.


A 20 anos atrás acontecia o mais sangrento e cruel ataque de todo o país e hoje em dia onde era a Casa de Detenção, construíram uma escola de curso técnico em que na grande maioria, pensam em crescer e ser alguém na vida.
Agora pensam, se naquela época os presidiários e policiais já causavam transtorno geral, imagine atualmente que até mesmo sem farda os policiais tem que andar de escolta, pois se sente desprotegido sobre ameaças de bandidos ou então os policiais que atiram nas pessoas só por vingança, as vezes só porque a pessoa pegou um pote de manteiga para alimentar seus filhos.

Por isso que temos que agradecer que este ataque aconteceu a 20 anos atrás, porque se acontecesse hoje, os ataques na Casa de Detenção, se estivesse ainda na cidade de São Paulo, seria muito bem maior, pois não seria só dentro do presídio, mas sim se estenderia para as ruas, atacando até os civis.

Mas é isso ai... esta é uma pequena homenagem ao maior ataque de presídio de todo Brasil...




Para ver mais textos sobre o massacre no Carandiru clique aqui!!!
Muaaah muah e até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O BURACO MAIS FAMOSO DE PARIQÜERA – AÇÚ

A cidade de Pariqüera – Açú mostra um pouco de sua cultura na capital paulista O 11º Revelando São Paulo, que foi realizado mais um ano no Parque da Água Branca, São Paulo, contou com diversas atrações regionais paulistas. Uma dessas atrações era o Buraco Quente do Bi, trazido pela cidade de Piraqüera -Açú, localizada no litoral sul do Estado. A cidade possui 22 mil habitantes e foi fundada por colônias européias que abrigavam estrangeiros vindo da Itália, Polônia, Alemanha, Rússia, Hungria e Portugal, dado por decreto por D. Pedro II, uma distribuição de terras a esses europeus em 1885 e a primeira família a receber essa repartição foi a de Ivo Zanella, tradicional no município e atualmente estando na quinta geração. Após vieram outros imigrantes da Europa e esse período durou até 1922. A culinária local é bem diversificada, com origem de imigrantes que chegaram à cidade como os italianos, alemães, portugueses, sírios, etc e também tem o Buraco Quente do Bi, que foi

O Beijo da Neve - Um romance de deixar o coração de qualquer um bem quentinho

A paulista Babi A. Sette, é uma autora romancista reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção, e ela esteve nas últimas semanas no maior evento literário da América Latina, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, para promover seu novo trabalho lançado em agosto deste ano de 2023, "O Beijo da Neve".  Uma obra permeada de dramas e romance, sobre os patinadores Nina e Elyan, que não tem nada a vê um com outro, a não ser a paixão de patinar, pois ela é uma pessoa que irradia alegria, enquanto ele tem o próprio coração de gele. Porém a química entre os dois será a capaz de tudo pelo caminho, em uma trama emocionante.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Babi A. Sette (@babiasette) A jovem patinadora Nina, ama patinar porém estava afastada por questões familiares, mas agora ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos inten