Pular para o conteúdo principal

Titanic: 100 anos da tragédia marítima que marcou a humanidade


Neste fim de semana o grande e "inafundável" Titanic completou 100 anos. 
Um super transatlântico, que resultou em uma das maiores catástrofes marítimas da humanidade.
Foram mais de mil e 500 mortos de 2.223 pessoas abordo.

Aquele Abril de 1912 nunca mais foi o mesmo, após essa catástrofe. Que não nos traz respostas, mas incita mais ainda a imaginação popular a respeito do naufrágio.

Em sua primeira e última viagem, o Titanic seguiria rumo a Nova Iorque, nos Estados Unidos, zarpando do porto de  Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, sendo que outras duas paradas foram feitas antes da tragédia, uma na França e outra na Irlanda.

Como relatados em livros, documentários e filmes, na noite do naufrágio o oceano estava calmo e fazia muito frio, e haviam muitos icebergs pelo trajeto, tanto que o capitão do navio modificou um pouco sua rota. Mas, infelizmente isso não foi o suficiente para que as 23h40 dois funcionários avistarem um iceberg, e em questão de segundos rasgará o caso do transatlântico, causando uma das maiores catástrofes marítimas do século.

Foram menos de três horas para que o emaranhado de aço estivesse submerso no oceano Atlântico.
Somente um navio acendeu ao sinal de alerta de socorro enviada pelo capitão, mas só chegou lá 4 horas após a tragédia, enquanto isso sobreviventes aguardavam por uma ajuda, quase que nula e incerta e dos 20 botes que estavam a vítimas socorridas, somente um voltou para resgatar sobreviventes, mas quase que em uma volta desnecessária, pois já estavam quase todos mortos.

Era o fim do mais rico e moderno transatlântico construído pelo homem naquela década. Uma viagem que rendeu mais do que tragédia, mas histórias que marcaram e marcam a sociedade, mesmo após 100 anos.






See ya... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O Beijo da Neve - Um romance de deixar o coração de qualquer um bem quentinho

A paulista Babi A. Sette, é uma autora romancista reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção, e ela esteve nas últimas semanas no maior evento literário da América Latina, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, para promover seu novo trabalho lançado em agosto deste ano de 2023, "O Beijo da Neve".  Uma obra permeada de dramas e romance, sobre os patinadores Nina e Elyan, que não tem nada a vê um com outro, a não ser a paixão de patinar, pois ela é uma pessoa que irradia alegria, enquanto ele tem o próprio coração de gele. Porém a química entre os dois será a capaz de tudo pelo caminho, em uma trama emocionante.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Babi A. Sette (@babiasette) A jovem patinadora Nina, ama patinar porém estava afastada por questões familiares, mas agora ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos inten

Deus cuida de todos por mim...

Pois como não posso cuidar de todos que amo ao mesmo tempo, então nosso Senhor, cuida para mim e por isso que sou muito grata por isso.. Valeu Papai do céu, te amooo muito! S2 Muaaah da @ pii_littrell