domingo, abril 15, 2012

Titanic: 100 anos da tragédia marítima que marcou a humanidade


Neste fim de semana o grande e "inafundável" Titanic completou 100 anos. 
Um super transatlântico, que resultou em uma das maiores catástrofes marítimas da humanidade.
Foram mais de mil e 500 mortos de 2.223 pessoas abordo.

Aquele Abril de 1912 nunca mais foi o mesmo, após essa catástrofe. Que não nos traz respostas, mas incita mais ainda a imaginação popular a respeito do naufrágio.

Em sua primeira e última viagem, o Titanic seguiria rumo a Nova Iorque, nos Estados Unidos, zarpando do porto de  Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, sendo que outras duas paradas foram feitas antes da tragédia, uma na França e outra na Irlanda.

Como relatados em livros, documentários e filmes, na noite do naufrágio o oceano estava calmo e fazia muito frio, e haviam muitos icebergs pelo trajeto, tanto que o capitão do navio modificou um pouco sua rota. Mas, infelizmente isso não foi o suficiente para que as 23h40 dois funcionários avistarem um iceberg, e em questão de segundos rasgará o caso do transatlântico, causando uma das maiores catástrofes marítimas do século.

Foram menos de três horas para que o emaranhado de aço estivesse submerso no oceano Atlântico.
Somente um navio acendeu ao sinal de alerta de socorro enviada pelo capitão, mas só chegou lá 4 horas após a tragédia, enquanto isso sobreviventes aguardavam por uma ajuda, quase que nula e incerta e dos 20 botes que estavam a vítimas socorridas, somente um voltou para resgatar sobreviventes, mas quase que em uma volta desnecessária, pois já estavam quase todos mortos.

Era o fim do mais rico e moderno transatlântico construído pelo homem naquela década. Uma viagem que rendeu mais do que tragédia, mas histórias que marcaram e marcam a sociedade, mesmo após 100 anos.






See ya... 

Nenhum comentário:

Se não sabe, joga ai embaixo;