quinta-feira, junho 10, 2010

A comunicação do futuro


As redes sociais foram criadas a mais de cem anos e serviam para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social para diferentes dimensões. O primeiro a usar esse termo foi J.A. Barnes, em 1954, incorporando conceitos tradicionais usados pela sociedade e também por cientistas.
As redes foi se aprimorando com o tempo, a cada dia em que a tecnologia se avança, criando sites, com o mesmo intuito que Barnes usava em 1954, porém a Internet ajuda a abranger a sociedade.
Um exemplo fácil para ilustrar é o Orkut aqui no Brasil, o FaceBook na Europa, o MySpace nos Estados Unidos e o Twitter que por ser a rede social rápida e prática é a mais acessada no mundo todo, pois cerca de 14 milhões acessam o microblog.
As bandas e artistas se adaptaram a essas redes, para criar um elo direto com seus fãs, para divulgar seu trabalho na rede com mais segurança, pois é o próprio artista ou seu assesor que publica em seus perfis. Como por exemplo a cantora Britney Spears, a primeira a chegar aos cinco milhões de seguidores no Twitter, não só por suas polêmicas, mas porque seus fãs estão em contato direto para apoiar seu trabalho.
O cantor Justin Bieber, publicava videos em seu canal do YouTube e repassava em seus perfis para seus amigos e seguidores e hoje é a sensação entre as adoleslestes. O grupo Backstreet Boys, que fazem dessas redes, um tratamento VIP aos fãs do mundo todo, respondendo no MySpace, dando "reetweet" e publicando fotos, para que os seus admiradores não ficam tão distantes da realidades dos garotos, afinal eles são pessoas normais como todo mundo, os rapazes apenas tem o dom de cantarem e encantarem à todos.
Os artistas brasileiros usam e abusam das redes sociais para divulgarem trabalhos e entrarem em contatos com seus fãs, mas assim como o Justin Bieber, Luan Santana entre outros artistas também foram descobertos por intermédio na rede mundial dos computadores, há também outros grupos, como a banda Cine, Restart e Fresno, que utilizam seus perfis para promover seus novos trabalhos aos fãs.
Mas as redes sociais não são apenas para músicos, além de amizades e interação com seus ídolos, esses meios servem como divulgação profissional de uma empresa ou de um produto, como a Fiat fez mostrando esboço do carro para internautas no Twitter.
O carro nomeado de Fiat Mio, mostrado em primeira mão para os internautas, e logo mais no Salão do Automovel que será apresentado para a grande mídia e empresários, mas o número de opinião atingido na Internet foi de 1 milhão e 500 mil intrenautas.
O que podemos perceber é que redes sociais são meios mais práticos e rápidos para a vida agitada e modena, pois nelas as pessoas podem se informar, conhecer amigos, ficar próximo de seus ídolos, arrumar emprego e até mesmo ficar famosa, esse caminho basta estar conectado, seja de um celular, laptop ou home PC e ultrapassar as fronteiras sem mesmo precisar sair de casa, levando as pessoas para conhecer o mundo em apenas um clique.

Por: Priscila Visconti
@
pee_littrell

Nenhum comentário:

Se não sabe, joga ai embaixo;