sexta-feira, julho 24, 2009

O bom e velho rock and roll será eterno



O Rock n' roll emergiu e definiu nos Estados Unidos no final da década quarente e ínicio de 50, com influência das raízes negras do blues, country, rhythm and blues e também gospel. Mas foi na década de 60 que o Rock and Roll se evoluiu como estilo, com sua batida rápida e mais pesada, era o apice da época.
Mas o rock não seria popular sem o estilo de Elvis Presley, mostrando que a música não é só para um determido público, mas sim para todos, pois Elvis com seu jeito extravagante e ousado de dançar, levou multidões de jovens, a maioria mulheres, para grandes casas de shows, fazendo todos ouvir o bom e velho rock and roll.
Elvis Aaron Presley nasceu em uma cidadizinha do interior do Estados Unidos, Memphis, Tennesse, no dia oito de janeiro de 1935, mas era conhecido por todos como o Rei do Rock. Ele conseguia atingir notas musicais inatingiveis pelos cantores da época e por usar calça jeans e jaqueta de couro, que na época isso não era comum entre as pessoas, principalmente da mídia usar essa vestimenta.
Entretanto o rock é sempre lembrado por tal estilo de se trajar, pois na década de 50 e 60, os roqueiros costumavam usar suas calças jeans poidas no joelho e suas jaquetas de couro, e desde então essa moda foi marcada como a cara do rock and roll. Anos depois até os dias atuais o rock continua a ser o estilo mais ouvido no mundo todo.
As guitarras elétricas, baixos, baterias e teclados eram os instrumentos mais tocados pelos jovens por influência das grandes bandas.
Quando esse gênero musical atravessa o Oceano Atlântico e chega a terra da rainha Elisabeth, e de lá surge os meninos de Liverpool, formado por Paul McCartney, Geoge Harrinson, John Lennon e Ringo Starr, o grupo sempre será lembrado por levar o rock and roll à Inglaterra.
Os Beatles tinham um estilo mais tranquilo do que Elvis, porém não esquecia a essência do bom e velho rock n' roll, a banda explorou durante sua carreira gêneros que vão de rock melódico ao rock psicodélico, com um estilo mais comportado do que Elvis.
Os trajes dos garotos de Liverpool eram roupas mais discretas e seguiam padrões dos quatro se vestirem sempre iguais.
No Brasil o rock foi bem representado, em meados da década de 60 foi popularizada com a Jovem Guarda, que mesclava música, moda e comportamento, que tinha como influência a Psicodelia, o Soul Music e o Rock and Roll, os precursores dessa epoca foi Roberto Carlos, Erasmo Carlos e a Wanderléa.
Nos anos 70, o Heavy Metal, que é um estilo mais pesado e com letras mais fortes, mas com grande influência do rock psicodélico e do blues.
As primeiras bandas nesse estilo foram Led Zeppelling e Deep Purple, ambas atrairam varias audiências em atributo comum da história do gênero.
Em meados dos anos 70, o Judas Prince ajudou a impulsionar a evolução do gênero por grande parte da sua devolução influência do blues. Motörhead introduziu um punk rock sensível e uma crescente ênfase na velocidade, o Iron Maiden, banda também formada nos
década de 70, também seguiu esse estilo.
Na década de 80, o punk rock foi um estilo muito forte, as primeiras bandas foram,The Damned, Ramones, The Clash, New York Dolls, Sex Pistols, The Stooges, Black Flag, Dead Kennedys, GG Allin, Stiff Little Fingers, Dead Boys, Discharge, Patti Smith e Varukers, esta última com um estilo mais parecido com o hardcore esse estilo criado na Inglaterra e Estados Unidos, também teve influência aqui no Brasil, com bandas ainda conhecidas, ao público atual, sendo essas citadas a seguir: Cólera, Aborto Elétrico, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Inocentes, Garotos Podres, Ratos de Porão,Olho Seco,Os Replicantes, Blind Pigs e Tequila Baby.
Os anos 90 marcam o rock grunge, esse estilo deixou um pouco de lado a sensibilidade e mostrou o lado mais pesado, com as bandas Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, entre outras, o estilo grunge é uma mistura de hard core, heavy metal e o rock alternativo.
O grunge tinha a diferência do rock dos anos 60 e 70, por não ser um estilo bruto e sim um vocal bastante rouco e arrastado, combinando com distorções de guitarra extremamente sujas, com composições que costumam ter uma alternância entre levadas arrastadas e rápidas fazendo a música secar rapidamente para voltar com força total. Ao mesmo tempo, porém, também ficou conhecido por ser um gênero bastante amigável com músicas acústicas.
Ainda na década de 90, o rock se mantave em um som mais leve, com uma batida mais pop e punk, algumas bandas da era pop rock como Green Day, Blink 182, Alanis Morissete, Oasis, Coldplay, entre outros artístas.
Nas décadas de hoje, ainda há diversos artistas, que fazem uma batida mais pop rock, como: Avril Lavigne,Kelly Clarkson,Maroon 5 ,McFly ,Paramore,The Calling ,The Veronicas,
Tokio Hotel, Vanilla Ninja entre outros.
O estilo pop rock por ser um estilo mais calmo e com letras mais melosas, algumas pessoas o chamam de emocore, pois diferente do grunge, em que a batida é o som pesado, do punk rock em que as letras são fortes, o pop rock tem letras mais do cotidiano e fala do dia a dia das pessoas.
No Brasil há diversoso artístas fazendo esse gênero musical, como NxZero, CPM 22, Fresno, Pitty, Capital Inicial, Engenheiros do Havai, Titãs, entre outras bandas.
O rock and roll é uma cultura imensa em que diversos estilos musicais seguem suas tendências, pois qualquer estilo formado hoje, tem influência no rock, não só o pop music, mais o psy, o reggae de Bob Marley e o hip hop, o verdadeiro rock and roll será eterno e nunca irá morrer, seus interpretes podem nos deixar, mas o bom e velho rock and roll será
para sempre.



Por: Priscila Visconti

Nenhum comentário:

Se não sabe, joga ai embaixo;