Pular para o conteúdo principal

A história do cinema da 1ª guerra mundial até o inicio da 2ª guerra mundial


A primeira guerra mundial de 1912 a 1918 foi muito influenciada pela industria cinematográfica, que na época era o veiculo de comunicação mais forte da década, já que a televisão não tinha o poder que se tem hoje, em que todos chamavam – o de “cinema de guerra”, pois era o veiculo de idéias políticas, econômicas e sociais, para convencer um povo em guerra acerca daqueles princípios indiscutíveis que tornam inevitável a vitória e que permanecem sintetizados na absoluta superioridade técnica e moral sobre o inimigo.
Embora essa sétima arte não gozava na confiança dos políticos e militares e nem detinha o atrativo como ocorrerão alguns anos mais tarde, os Estados Unidos já se propunha em fazer propagandas de grandes acontecimentos, mais como uma arte e não como divulgação política, como por exemplo, a Alemanha e a Itália, pois os importantes para eles eram seduzir o publico mostrando o cinema como uma arte e não como uma visão política.
A Alemanha com seu expressionismo era marcada por uma época de vanguarda artística, que surgiu no século XIX até o começo do XX, esse tempo foi marcado pelo desamparo e o medo da sociedade que passou pelo processo de unificação da Alemanha, mas que tinham deveras atrasadas industrialmente. Não eram as mudanças políticas e econômicas que ocorriam na Alemanha, mas também intelectuais e culturais, que crenças religiosas foram rompidas, principalmente a católica, e a existência de um Deus já não era mais incontestável, aumentando mais os mistérios da vida e da morte.
O expressionismo alemão foi uma vanguarda de extrema importância na evolução dessa sociedade alemã, não mostrou só a forma explícita a agonia, a angustia e a falta de esperança em que se estava submetida e sim superou uma linguagem própria, permitindo a comunicação das emoções e a reflexões da imagem interna da sociedade alemã, a qual se passava pela recriação de valores.
O cinema nesta época era o cinema mudo, em que o que valia era as imagens, pois através delas eram repassadas emoções e reflexões, pois assim como era uma coisa nova para a sociedade, eles mesmos se assustavam com o cinema em si, então eles iam ver os clássicos do para refletir-se das expressões do ator, que era muito bem transmitido ao publico que assistia aos filmes da época.
O grande ator que se destacou na época do cinema mudo era Charles Chaplin, (1889 – 1977), além de ator ele era, diretor e produtor, um garoto pobre e órfão, ele passa uma infância miserável em um orfanato na Inglaterra e emprega-se nos “music halls” em 1908 e adquire algum sucesso como mímico. Em 1913 Charles Chaplin vai para os Estados Unidos, contratado por um empresário estadunidense e no ano seguinte realiza seu primeiro filme, Carlitos repóter (Making a Living – 1914), seu personagem era um vagabundo com bengala, chapéu – coco e calças largas, tornado o grande ícone do cinema mudo e também dos últimos tempos.
Em 1929 a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas realiza a primeira cerimônia de entrega do Oscar, os Irmãos Marx estréiam o seu primeiro filme, The Cocoanuts, e King Vidor realizando o primeiro filme sonoro apenas com atores negros.
A Warner Bros, adquire várias editoras de música, com o objetivo de utilizar as músicas nos seus filmes, On With the Show, da Warner, é o primeiro musical sonoro a cores.
No final da década, vários países europeus, entre eles a Inglaterra, França, Áustria e Hungria, impõem quotas à importação de filmes estrangeiros, a legislação italiana obriga a que todos os filmes sejam exibidos em italiano, mas Alfred Hitchcock realiza Chantagem, o primeiro filme sonoro inglês.
Com o recesso do cinema europeu durante a 1ª guerra mundial, a produção de filmes se concentra em Hollywood, Califórnia, onde surgem os primeiros grandes estúdio, em 1912 Mack Sennet, produtor de comédias e do cinema mudo, que descobriu Charles Chapin e Buster Keaton, instala a sua Keytone Company, no mesmo ano surge a Famous Player (futura Paramount), fundada em 1919, reunindo autônomos como a união artista, para evitar altos salários e os custos de produções.
A década de 20 foi consolidada a indústria cinematográfica estadunidense e seus grandes gêneros foram e ainda são, western, policial, musical, principalmente comédia e todos ligados ao estrelismo “hollywoodiano”.

Créditos: Priscila Visconti

Comentários

Anônimo disse…
eu sou a 1ªmeira

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O Beijo da Neve - Um romance de deixar o coração de qualquer um bem quentinho

A paulista Babi A. Sette, é uma autora romancista reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção, e ela esteve nas últimas semanas no maior evento literário da América Latina, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, para promover seu novo trabalho lançado em agosto deste ano de 2023, "O Beijo da Neve".  Uma obra permeada de dramas e romance, sobre os patinadores Nina e Elyan, que não tem nada a vê um com outro, a não ser a paixão de patinar, pois ela é uma pessoa que irradia alegria, enquanto ele tem o próprio coração de gele. Porém a química entre os dois será a capaz de tudo pelo caminho, em uma trama emocionante.  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Babi A. Sette (@babiasette) A jovem patinadora Nina, ama patinar porém estava afastada por questões familiares, mas agora ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos inten

Deus cuida de todos por mim...

Pois como não posso cuidar de todos que amo ao mesmo tempo, então nosso Senhor, cuida para mim e por isso que sou muito grata por isso.. Valeu Papai do céu, te amooo muito! S2 Muaaah da @ pii_littrell