Pular para o conteúdo principal

CINEMATECA BRASILEIRA: ESTÃO QUERENDO ACABAR COM A CULTURA NACIONAL DO PAÍS


O que está acontecendo com a cultura no Brasil? Primeiro o Museu Nacional no Rio de Janeiro, agora a Cinemateca em São Paulo. A história do país está se perdendo por causa de governantes sem cultura, prezam pelo poder, ganância e o egoísmo.

A Cinemateca Brasileira, uma das instituições mais importantes do audiovisual nacional, desde de 1940, desenvolvendo atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados à sétima arte latina americana, o maior acervo do gênero da América Latina, quiçá do mundo.

Além de preservar grande parte do conteúdo cinematográfico nacional, também possui um amplo acervo de documentos como livros, revistas, roteiros originais, fotografia e cartazes. Recentemente a Cinemateca criou um acervo digital, no qual possui mais 250 mil rolos de filmes composto por curtas, médias, longas-metragens, cinejornais, obras de ficção e documentários, tudo disponível online na página da instituição.

A instituição já sofreu quatro incêndios ao longo de sua história, primeiro em 1957 causando pela autocombustão, depois em 1969 em que levou a Cinemateca a uma situação de crise, perdendo dois mil filmes, a terceira catástrofe foi em 1982, com uma perda de 1.500 fitas do acervo. Agora dia 29 de junho de 2021, onde ocorreu um grande incêndio no depósito da Cinemateca, onde eram armazenados documentos e filmes.

Desde o começo desse atual governo, a cultura nunca foi de importância, sempre com desprezo e descaso, o governo federal distribui uma renda mínima, pois antes dessa catástrofe acontecer, a instituição já vinha passando por problemas, principalmente financeiro, que quase fecharam as portas.

O governo federal pode ser o maior vilão dessa história? É óbvio que é, mas muitos artistas são vão se importar com o patrimônio nacional, depois de acontecer um acidente grave, em que a história cinematográfica da América Latina, principalmente do Brasil, vai se apagando e o país ficando sem história, sem cultura e com uma população que exala o ódio, a ganância, poder e a mentira. Não podemos deixar que nossa cultura se acabe, essa é história do Brasil.


Por @pii_visconti a favor à cultura sempre. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DO MANDAQUI

O Complexo Hospitalar do Mandaqui, subordinado ao Governo Estadual (Secretaria Estadual da Saúde), está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4.301 (fone 2281.5000), ou então dentro do Hospital do Mandaqui há representantes do Conselho Gestor, que também podem dar orientações e encaminhar as reclamações. As reclamações podem ser direcionadas à Ouvidoria do Hospital do Mandaqui através do telefone 2281.5224 e e-mail: ouvidoria@hospitalmandaqui.com.br . As pessoas e pacientes podem também recorrer à Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde (sob a coordenação da Profª Elza Lobo) através dos telefones 3066.8359 / 8684 – e-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br .  Mais informações, reclame aqui ; Por Priscila Visconti

O BURACO MAIS FAMOSO DE PARIQÜERA – AÇÚ

A cidade de Pariqüera – Açú mostra um pouco de sua cultura na capital paulista O 11º Revelando São Paulo, que foi realizado mais um ano no Parque da Água Branca, São Paulo, contou com diversas atrações regionais paulistas. Uma dessas atrações era o Buraco Quente do Bi, trazido pela cidade de Piraqüera -Açú, localizada no litoral sul do Estado. A cidade possui 22 mil habitantes e foi fundada por colônias européias que abrigavam estrangeiros vindo da Itália, Polônia, Alemanha, Rússia, Hungria e Portugal, dado por decreto por D. Pedro II, uma distribuição de terras a esses europeus em 1885 e a primeira família a receber essa repartição foi a de Ivo Zanella, tradicional no município e atualmente estando na quinta geração. Após vieram outros imigrantes da Europa e esse período durou até 1922. A culinária local é bem diversificada, com origem de imigrantes que chegaram à cidade como os italianos, alemães, portugueses, sírios, etc e também tem o Buraco Quente do Bi, que foi ...

Esmaltes inspirados em nosso Brasil

Olha só o que nossa amiguinha Gabi ( de novo.. rs ) encontrou e eu adorei, por isso estou repassando à vocês... A ESSIE lançou uma coleção de esmaltes inspirado em nosso país! Não é legal, isso?? Essa coleção chama-se "Braziliant" e tem cores bem vivas, quentes e bem divertidas, assim como nosso povo é.. Afinal, podemos ter nossos problemas, mas somos muito felizes por vivemos em um país tão abençoada por Deus e bonito por natureza. (mas que beleza...) rs Por isso, chegou a hora de darmos mais valor ao nosso Brasil e deixar de ter preconceito, pois todo mundo lá fora já nos vê como tendência, só aqui que o povo ainda cisma em dizer que nossos produtos são bregas e sem graça. ;) Confira algumas cores desta coleção: Meet Me At Sunset, Braziliant e Too Too Hot. Absolutely Shore, Smooth Sailing e Super Bossa Nova. E ai, o que acharam dessa coleção inspirada em nosso país?? Mas infelizmente os esmaltes ainda não estão sendo vendidos por aqui, mas podem ser comprados no exterior p...