Hoje saiu uma matéria que me deixou mais do que deprimida, pois não basta a dificultade de arrumar um estágio, de preferência remunerado, agora jornalista diplomado perdeu qualquer valor perante a essa sociedade.
Do que vale ficarmos quatro anos sentados nos bancos da faculdade, aprender teorias do espelho, Gatekeeper, newsmaking, agenda setting, técnicas de produção, redação e edição de textos, decupagens, escolas de Frankfurt, sobre os funcionalistas e afins, se agora qualquer especialista ou frustado em sua area poderá fazer isso?
Chegamos a uma situação em que mais ninguém cursará faculdades de jornalismo, pois bastará fazer um cursinho técnico especializado em alguma área que o agrade e você poderá escrever para veículos de comunicação ou então em seu humilde bloguinho.
Jornalistas podemos rasgar nossos diplomas, pois eles não valem mais nada, apesar não rasguem, pois pelo que bem conheço nosso belo país essa decisão não vai durar muito, pois será um inexperiente achar que pode ser livre e começar a soltar o verbo em cima dos governantes para que eles voltem atrás e obrigam todos a voltarem aos bancos das faculdades. Apostam quanto?!
Por que que eu saiba médico nenhum entra em um hospital ou clínica médica sem diploma, advogado então tem que ter até o OAB para entrar em um fórum e ser VIP total, agora jornalista, os responsáveis pelo quarto poder, não vale de nada ter um diploma que você suou para tê-lo, ou será que eles pensam que conseguimos ser jornalista pela força do espírito santo?
Talento para mim é chocolate (que por sinal é uma delícia, principalmente aquele com avelã ou castanha do pará), e não dom que você nasce sem obter bases sólidas de conteudo de estudos.
Estou decepcionada em saber que meu diploma não vale nada, pois se não bastasse a concorrência com outras áreas como publicidade, rádio e TV, relações públicas etc, agora teremos que competir com músicos, cientistas, frustados em sua área de formação, entre outros que agora poderão ser jornalista a vontade.
Jornalista diplomado não valerá mais nada a partir de agora, pode ir na chepa e pegar o seu, pois estará a preço de bananas.
Beijos e abraços de uma jornalista diplomada e muito chateada...
Patricia Visconti
(Nicka Carter)
Comentários
É um absurdo Meu Deus...
Mas é isso ae meninas, infelizmente vamos ter que brigar por esta causa triste!
Beijos queridas, estou seguindo voces também